Dias de calor
![]() |
Foto: Carlos Emerson Junior |
Você mora na serra fluminense. Sua cidade é considerada a mais fria do estado do Rio. No inverno as temperaturas chegam ao zero absoluto e geadas são comuns na zona rural. Reza a lenda que em anos passados, já nevou. Seu bairro fica em cima de um morro, bem na frente da montanha que separa sua cidade da baixada. No entanto, o verão chegou forte e lá na sua cozinha, ao lado da janela, o velho termômetro avisa que a temperatura chegou a inacreditáveis 29º à sombra, ou melhor, dentro de sua casa.
É o fim do mundo, diriam os ambientalistas, aplaudidos de pé por cariocas calorentos, como este que vos fala. Como assim, 29º? Cadê a chuva? O frio? A geada? Foi com o maior prazer que dei adeus para o Rio e vim embora atrás de paz, segurança, sossego e um pouco de frio, não necessariamente nessa ordem, é claro. Com que direito uma onda de calor que veio pelo mar invade minhas montanhas, minha cidade, minha casa, meu bem-estar?
Pois é, deixo o meu desabafo indignado contra esses dias de calor que estão assolando nossa Nova Friburgo. Tem quem goste, é claro. Essa turma que ama descer a serra para as praias fluminenses está fazendo a maior festa. Deixa estar. Qualquer hora dessas Friburgo volta a ser Friburgo e uma frente fria, daquelas que chegam aos 12, 13º estaciona por aqui e tudo volta a ser como era.
Um baita frio!
(2019)
Comentários
Postar um comentário